Experimento Dádiva Odonata 2018 com madeiras brasileiras

A série Odonata é um experimento que a cervejaria Dádiva realiza desde 2016, e, para a edição 2018, foram convidados dois especialistas em cachaças e madeiras. Com a mesma base de uma Russian Imperial Stout, as quatro cervejas foram envelhecidas em diferentes madeiras brasileiras: Jequitibá, Jaqueira, Bálsamo e Amburana. O experimento tem o intuito de dar complexidade e diferenças de aroma, sabor e corpo entre cada uma.

Odonata #7 Barrica de Jaqueira
Odonata #8 Barrica de Jequitiba
Odonata #9 Barrica de Bálsamo
Odonata #10 Barrica de Amburana

Destaque para a Odonata #10, envelhecida em barris de Amburana que recebeu medalha de Bronze na categoria Wood Aged no World Beer Awards deste ano.

Victor Marinho, sócio e Diretor Industrial da Dádiva, usou a base da Odonata, uma Russian Imperial Stout com teor alcoólico de 11,5%, para trabalhar processos paralelos de envelhecimento em quatro tipos de barricas de madeira por seis meses.“Quando se trata de uma mesma base e do mesmo tempo de envelhecimento, é muito desafiador encontrar resultados com personalidades tão diferentes. Neste processo, as madeiras foram fundamentais para despertar novas sensações sensoriais”, comenta.

A versão #7, com Jaqueira, tem dulçor bem presente. Traz no sabor nuances que lembram frutas passas. A Odonata #8, com Jequitibá, embora delicada, tem bastante complexidade de aroma e sabor, é seca e tem notas florais. O Bálsamo, na versão #9, se apresenta com um toque herbáceo intenso e mentolado, contrastando com a tosta da madeira. A Odonata #10, por outro lado, traz as características típicas da Amburana, deixando à mostra toda a doçura da baunilha e da canela na cerveja.

Por outro lado, enquanto o mercado de cerveja artesanal ainda está começando a explorar as madeiras brasileiras, elas já são bastante exploradas no envelhecimento de cachaças. Por isso, para guiar a escolha das madeiras, a Dádiva convidou a consultora em cachaça, Isadora Fornari, e o chef de cozinha e cachacier Maurício Maia, para criar em conjunto a edição 2018 da Odonata.

Cervejaria Dádiva
Facebook: facebook.com/cervejariadadiva
Instagram: instagram.com/cervejariadadiva
Site: cervejariadadiva.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *