Estilos de cerveja para harmonizar com diferentes chocolates

No dia 12 de abril é comemorada a Páscoa, um dos feriados mais importantes do calendário cristão, pois celebra a ressurreição de Cristo. Nesse ano, por conta do isolamento e distanciamento social gerados pela pandemia do coronavírus, as festividades que costumam reunir familiares e amigos não irão acontecer, no entanto, isso não quer dizer que a Páscoa não possa ser lembrada e até comemorada.

Símbolo da cultura ocidental durante as comemorações desta data, o chocolate tornou-se tão ou mais presente nas mesas quanto o bacalhau, pois é também trocado entre amigos, em forma de presente, como gesto de carinho. Uma iguaria tão especial necessita de uma bebida que esteja a sua altura, a realçar suas características e valorizar seu sabor e, para essa finalidade, nada melhor do que a cerveja certa.

Para quem quer ter uma experiência gastronômica surpreendente e se iniciar no mundo das harmonizações com cerveja, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, explica como harmonizar diferentes estilos de cerveja com chocolate, confira:

– Pale Ale
Uma cerveja Pale Ale possui malte especial combinado com lúpulo selecionado, resultando em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto. Na hora de harmonizar, o ideal é o chocolate ao leite, que é a versão mais cremosa e mais doce. O amargor do lúpulo quebra a gordura e o excesso de açúcar, limpando o paladar e deixando tanto o chocolate quanto a cerveja ainda mais saborosos.

– Porter
As Coffee Porters apresentam notas de café e malte torrados, amargor leve e distinto sendo a pedida perfeita para acompanhar o chocolate meio amargo, trazendo equilíbrio ao paladar com um sabor refinado.

– Belgian Ale
A cerveja do estilo Ale possui sabor e aroma frutado que resulta em uma bebida equilibrada. Na hora de harmonizar, a opção mais indica é o chocolate branco. A gordura desse chocolate pede cervejas mais refrescantes, com mais acidez e toques de frutas. A harmonização irá causar uma explosão no paladar: é como comer um chocolate recheado.

– Cacau Ale
Uma cerveja Cacau Ale apresenta nibs de cacau em sua composição – o que a confere um sabor mais seco com acidez na medida. O chocolate com nozes e frutas secas, devido à combinação de seus ingredientes extras, harmoniza muito bem com esse estilo, marcando presença e não se sobrepondo ao sabor do chocolate.

– Hops Escura
De sabor equilibrado e levemente adocicado, a cerveja Hops Escura combina com ovos de páscoa com nozes, biscoito ou castanha em sua composição. Devido ao processo de dry hopping (método de adição do lúpulo durante a fermentação da cerveja), é uma cerveja aromática com notas de caramelo, o que a torna perfeita para acompanhar esse tipo de chocolate.

Cervejaria Ashby
Facebook: facebook.com/cervejaria.ashby
Instagram: instagram.com/cervejariaashby
Site: www.ashby.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *