Degustação de cinco rótulos belga da Brouwerij Sterkens

Em meados de outubro/novembro de 2021, chegou a uma grande rede de supermercados da grande Florianópolis cinco rótulos da micro cervejaria belga Brouwerij Sterkens. Cervejaria que fica no norte da Bélgica, que está na família Sterkens a quatorze gerações, fazendo cervejas desde 1651. Mesclando tradição, experiência e conhecimento, essas sempre foram as ferramentas para desenvolver e preparar excelentes cervejas. A cervejaria foca na alta qualidade de seus produtos e em embalagens exclusivas, hoje possuindo aproximadamente 48 cervejas em seu portfólio.

Nós do Cervejas e Vinhos nos juntamos a grandes amigos, e realizamos uma confraria descompromissada onde foram degustados os cinco rótulos disponíveis no Brasil, são eles: St. Paul White (Witbier), St. Paul Blond (Belgian Blonde), St. Paul Speciale (Belgian Brown Ale), St. Paul Double (Belgian Dubbel) e St. Paul Triple (Belgian Tripel).

St. Paul White
A primeira das cinco cervejas degustadas da Brouwerij Sterkens, foi a St. Paul White. Uma Witbier com 4.8% ABV e amargor na casa dos 10 IBU. Cerveja que conquistou medalha de bronze no Brussels Beer Challenge 2015 na categoria Witbier. Serviço realizado e apresentou uma coloração amarelo palha, levemente turva, com boa formação de espuma, média retenção, deixando renda belga. Seus aromas iniciaram com laranja, leve coentro, notas de trigo e casca de laranja. Corpo médio, levemente tart e de boa carbonatação. Sabores de trigo, cereais, laranja, leve coentro e notas picantes sutis. Final seco e retrogosto de trigo e laranja. Refrescante, leve e fácil de beber.

St. Paul Blond
A segunda cerveja das cinco degustadas da Brouwerij Sterkens, foi a St. Paul Blond. Uma clássica Belgian Blonde com 5.3% ABV. Da garrafa para a taça e apresentou uma coloração dourada clara, levemente turva, espuma branca e cremosa de boa formação e retenção, deixando renda belga. Aromas que remeteram a peras, cereais, toques de laranja e leves fenólicos condimentados. Corpo médio, macio e de boa carbonatação. Sabores de cereais, mel, laranja e toques picantes oriundos da fermentação. Final seco, com retrogosto maltado e leve condimentado. Representa bem o estilo no que se propõe.

St. Paul Speciale
A terceira das cinco cervejas degustadas da Brouwerij Sterkens, foi a St. Paul Speciale. Uma Belgian Brown Ale, com 5.5% ABV. Serviço realizado e apresentou uma coloração âmbar para marrom claro, com turbidez aparente. Sua espuma foi de grande formação, cremosidade, ótima retenção, deixando renda belga. Seus aromas passaram por cereais, caramelo, leve toffee e notas condimentadas da levedura. Corpo médio, macio e de boa carbonatação. Sabores de encontro com o que encontramos no nariz, caramelo, toffee, um toque de mel e laranja, terminando com leve condimentado. Final seco, com retrogosto de caramelo e leve amargor. Boas camadas de malte.

St. Paul Double
Estamos chegando ao final e a quarta das cincos cervejas degustadas da Brouwerij Sterkens, foi a St. Paul Double. Uma Belgian Dubbel com 6.9% ABV. Da garrafa para taça e apresentou uma coloração marrom escuro com notas avermelhadas, espuma de média formação e boa retenção, deixando leve renda belga. Aromas com foco nos maltes, trouxe notas carameladas, de chocolate, dulçor característicos de maltes belgas, candy sugar e banana. Corpo médio indo para alto, macio e boa carbonatação. Sabores de caramelo, chocolate, dulçor de malte, banana, álcool e leve condimentado. Final seco, com retrogosto maltado e suavemente amargo. Faltou corpo e amargor.

St. Paul Triple
Chegamos ao final da degustação dos cinco rótulos da Brouwerij Sterkens, finalizamos com a St. Paul Triple. Uma Belgian Tripel com 7.6% ABV. Serviço realizado e apresentou na taça uma coloração dourada, leve turbidez, espuma de grande formação, ótima retenção, deixando linda renda belga. Seus aromas passaram por cereais, toques cítricos de laranja, ésteres picantes e leve álcool típico das cervejas belgas. Corpo médio alto, macio e de boa carbonatação. Sabores que se iniciam por cereais, leve dulçor inicial que logo é dominado por toques cítricos, laranja, equilíbrio entre álcool e amargor nobre. Final seco, com retrogosto picante e amargo. Pegada clássica!

Brouwerij Sterkens
Facebook: https://www.facebook.com/SterkensBrewery
Instagram: https://www.instagram.com/brouwerijsterkens/
Site: https://brouwerijsterkens.be/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.