Cervejas e Vinhos participa de degustação de Merlot

Em mais uma edição de uma confraria de Florianópolis, Cervejas e Vinhos teve a chance de participar de uma degustação de Merlot, com seis rótulos de cinco países, realizado às cegas, na Santa Adega. Vamos aos vinhos:

Cloud Break Merlot 2015 – California, EUA
O vinho que abriu a noite era inteiramente médio. Intensidade do aroma, acidez, tanino, álcool, corpo, sabor e final, tudo mediano. Ou seja, um vinho comum. Apresentou frutas vermelhas e negras, no nariz e em boca.

Delphis de La Dauphine 2015 – Fronsac, Bordeaux, França
O Fronsac, amadurecido em tanques de concreto, se mostrou mais interessante do que o anterior, com aromas de frutas negras maduras, couro, especiarias e caixa de charuto. Porém em boca se revelou menos intenso do que no nariz. Mesmo assim trouxe mais qualidades do que o californiano.

Pizzato DNA 99 Single Vineyard Merlot 2014 – Vale dos Vinhedos, RS, Brasil
Esse foi um colosso e o melhor da noite! No aroma cassis, fumo, couro e estrebaria, com predominância terciária. Em boca apresentou um frutado vivo (frutas negras), com bom corpo e final prolongado. Um senhor vinho!

Salentein Reserve Merlot 2011 – Valle de Uco, Mendonza, Argentina
Aqui tivemos um vinho com sinais claros de oxidação, infelizmente. Ainda trazia frutas vermelhas em compota no aroma, mas em boca estava “cozido”. Um vinho que já havia passado seu auge. Mas sempre bom, como aprendizado, experimentar vinhos nestas condições.

Pilandro Settantanni Merlot 2014 – Lago di Garda, Lombardia, Itália
Aqui havia um diferencial na elaboração: um ligeiro processo de passificação (appassimento). E ficou fácil “matar” o vinho às cegas porque logo no aroma já deu pra sentir fruta negra passificada. Bom vinho, mas mediano em suas características.

Villa Russiz Graf de La Tour Merlot 2011 – Collio DOC, Friuli-Venezia Giulia, Itália
Finalizando a degustação, tivemos o segundo melhor vinho da noite. Já falamos sobre Friuli-Venezia Giulia aqui no site, região esta que é mais conhecida pelos seus vinhos brancos. Mas seus Merlots também são incríveis e este aqui é um belíssimo exemplar. No nariz trouxa fruta negra madura e couro. Em boca era absolutamente macio e elegante. Ao lado da DNA 99, não sobrou uma gota na garrafa ao final da confraria.

One thought on “Cervejas e Vinhos participa de degustação de Merlot”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *