Degustação de vinhos da Vinícola Suzin na Santa Adega

Cervejas e Vinhos esteve presente na Santa Adega, em Florianópolis, no dia 17 de abril de 2018, conferindo a degustação de vinhos da Vinícola Suzin de São Joaquim, Santa Catarina. Foram apresentados oito rótulos, sendo um espumante, um rosé, e seis tintos. Vamos a eles:

Suzin Rosé Espumante Brut 2016
Elaborado com 60% de Merlot e 40% de Cabernet Sauvignon, pelo processo Charmat longo, ficando sete meses em contato com as borras. Traz em seu aroma notas de morango e pêssego. Boa acidez e retrogosto frutado. Mesmo sendo feito com castas tintas de corpo médio a encorpado, trata-se de um espumante leve, fácil de beber.

Suzin Rosé 2017
Corte de Merlot, Malbec e Petit Verdot, com intenso aroma floral. Em boca morango e cereja aparecem de leve. Acidez equilibrada.

Suzin Pinot Noir 2015
Com colheita manual e seleção de cachos, o vinho passa por um estágio de 6 meses em barricas de carvalho francês. No aroma morango e framboesa. Taninos macios, sendo aveludado em boca.

Suzin Malbec 2016
Este passa por um estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. Possui notas de cassis, cereja e baunilha. Trata-se de um Malbec leve, diferente dos argentinos.

Suzin Merlot 2014
No nariz amoras, ameixa e cassis. Vinho leve que passa por um breve estágio em barrica francesa. Para ser apreciado jovem.

Suzin Cabernet Sauvignon 2012 e 2013
Aqui tivemos a oportunidade de degustar duas safras. Consideramos o de 2012 superior. Aromas de cereja e ameixas. Estágio de 9 meses em barricas de carvalho francês. Bom corpo, com taninos agradáveis.

Suzin Intrigante Lote I
Para finalizar, o vinho mais aguardado da noite: Intrigante Lote I, um corte de Merlot, Cabernet Sauvigon, Malbec, Petit Verdot e Cabernet Franc. De início foi difícil decifrar o aroma. Talvez precisasse passar por um decanter. Mas aos poucos foi se revelando em taça. Lichia, frutas vermelhas, e toques de baunilha por conta do estágio de 24 meses em barricas de carvalho francês e americano. A safra não foi informada, mas de acordo com o release da vinícola, irá melhorar com mais 4 ou 5 anos de garrafa.

Foi um prazer participar da degustação, tendo acesso a todos esses rótulos da Suzin, e a casa estava cheia, repleta de figuras proeminentes do mundo dos vinhos em Santa Catarina. Sentimos falta do Sauvignon Blanc da Suzin, que já tivemos a oportunidade de degustar em outras ocasiões, mas ficou claro que os tintos são as grandes estrelas da vinícola.

Site: http://www.vinicolasuzin.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/VinicolaSuzin/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *