Château Montrose, um dos grandes nomes de Bordeaux!

Château Montrose é uma vinícola lendária, um segundo cru classé de Saint-Estèphe, localizado às margens do Rio Garone, em Bordeaux.

Já teve vários proprietários, iniciando com Theodore Dumoulin, fundador da propriedade no século XIX; passando pelas famílias Dollfus e Charmolue; até ser comprada pelos irmãos Martin e Olivier Bouygues em 2006. Eles modernizaram a vinícola, num projeto de renovação que durou sete anos.

Com 95 hectares de vinhedos, o Château Montrose produz cerca de 200 mil garrafas por ano do grand vin, cujo corte costuma ter em média 60% de Cabernet Sauvignon, 30% de Merlot, 8% de Cabernet Franc e 2% de Petit Verdot. O vinho estagia em barricas francesas, 60% novas, por um período entre 16 e 18 meses.

O Château Montrose 1990 é considerado um dos melhores vinhos da história de Bordeaux, e porque não do mundo. Mas, mesmo nas safras menos celebradas, é um vinho sólido, que esbanja qualidade e potência. Intensamente perfumado e estruturado, pode oferecer notas de cassis, ameixas, tabaco, carvalho tostado, pimenta preta, baunilha, rosas e sálvia.

Outros dois vinhos são produzidos pela propriedade, o La Dame de Montrose, que recebe as uvas não aproveitadas no grand vin, e o Tertio de Montrose, produzido a partir de lotes de vinhas mais jovens. Ambos estagiam 12 meses em barricas francesas.

Duas lojas / importadoras brasileiras vendem vinhos do Château Montrose, a Mistral e a World Wine.

Site oficial: https://www.chateau-montrose.com/

Bibliografia:
– 1001 Vinhos Para Beber Antes de Morrer – Neil Beckett – Ed. Sextante
– Bordeaux e Seus Grands Crus Classés – A História dos Melhores Vinhos do Mundo – Leonardo Liporone Baruki – Ed. Labrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *