Saiba mais sobre a uva Aleatico e seus vinhos secos e doces

Principais sinônimos: Aleaticu (Córsega), Halápi (Hungria), Moscatello Nero, Moscato Nero, Vernaccia di Pergola e Vernaccia Moscatella (Itália).

Nativa da Toscana, na Itália, de onde se espalhou para o sul da Itália, a uva Aleatico tem um forte sabor de Moscatel e produz um vinho tinto geralmente pálido, mas fino e de fragrância incomum.

Principais aromas: Cerejas em calda, amoras, figos secos, ameixa, tamarindo, caramelo, canela, noz-moscada e cravo.

Na Itália, é cultivado principalmente em Lazio (na área de Tuscia) e na Puglia. Há também uma longa tradição de fazer vinho doce de Aleatico na ilha de Elba (foto acima). Sob o nome de Vernaccia di Pergola, a uva quase desapareceu da província de Pesaro, no Marche, mas agora está passando por um renascimento graças aos esforços dos viticultores e acadêmicos locais em Ascoli Piceno, e está produzindo o localmente aclamado Pergola DOC.

Anteriormente difundido na ilha de Córsega, França, hoje é cultivado principalmente perto de Aleria e é autorizado no Vin de Pays de I’Île de Beauté. Aleatico também é plantado na Califórnia (principalmente em Sonoma, para vinhos de colheita tardia) e, menos previsivelmente, no Cazaquistão e Uzbequistão.

Bibliografia:
– Wine Grapes – Jancis Robinson, Julia Harding & José Vouillamoz – Ed. Ecco Press

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *