Conheça a Encruzado, a principal casta branca do Dão

Em se tratando de qualidade, a Encruzado é a casta branca mais importante do Dão, em Portugal. E não é exagero afirmar que ela está entre as melhores uvas brancas de todo o país.
.
Sua origem é incerta, mas ao que tudo indica é indígena da região do Dão. Durante o século 19 recebeu o nome de Salgueirinho, sinônimo atualmente extinto.
.
A Encruzado consegue alcançar um admirável equilíbrio entre açúcar e acidez. Os melhores vinhos costumam ser fermentados em barricas de carvalho francês, com subsequente maturação sobre as borras (‘sur lie’), possuindo boa capacidade de envelhecimento. Não é incomum que críticos comparem os Encruzados aos brancos da Borgonha!
.
Descritores aromáticos: Notas vegetais de pimentão verde, notas florais de rosa e violeta, notas minerais de pederneira e notas frutadas de limão. Com o envelhecimento, podem surgir aromas e sabores de avelã, pinhão e resina de pinheiro.
.
Produtores recomendados: Casa de Mouraz, Filipa Pato, Julia Kemper, Quinta das Marias, Quinta dos Carvalhais, Quinta dos Roques e Sogrape.
.

Bibliografia:
– Os Vinhos e Vinhas de Portugal, de Richard Mayson – Editora Publicações Europa-América
– Wine Grapes – Jancis Robinson, Julia Harding & José Vouillamoz – Ed. Ecco Press

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *