Conheça a Sagrantino, uma das uvas mais tânicas do mundo!

A Sagrantino é uma uva originária da cidade de Montefalco, localizada na província de Perugia, na Umbria, Itália Central.

Os vinhedos da cidade de Montefalco ficam em encostas quentes e secas de solo predominantemente argiloso e calcário. A uva Sagrantino pode ser utilizada na DOC Montefalco Rosso, em corte com Sangiovese, Merlot e outras castas, mas brilha solo no superpotente Sagrantino di Montefalco, que ganhou o status de DOC em 1979 e foi promovido a DOCG em 1992.

Tradicionalmente, a uva passava por um processo de secagem para fazer um passito doce (ainda existente, e geralmente notável), que lembra vagamente o Recioto di Valpolicella DOC do nordeste da Itália. A produção especializada de Sagrantino seco só decolou nos anos 90, graças principalmente à pioneira vinícola de Arnaldo Caprai. Caprai foi o primeiro a acreditar na cepa Sagrantino e incluí-la em um programa de pesquisa de vinhas, seleção de clones e novos plantios.

Photo by Michela Simoncini

A Sagrantino é uma uva de pele grossa, que origina vinhos muito escuros, com forte aroma de amora (maçã caramelizada e damasco também podem aparecer, assim como notas florais, terrosas, resinosas e balsâmicas). Seu elevado tanino requer pelo menos 3 ou 4 anos para se suavizar, sobretudo desde que os melhores produtores adotaram novo tratamento com carvalho francês para seus vinhos. Tonéis velhos e tanques de cimento também são utilizados por alguns. Deve ter mais de 13% de álcool e 30 meses de afinamento, sendo no mínimo 12 meses em tonel de madeira.

A casta Sagrantino também é plantada na Califórnia e Austrália (Victoria, South Australia e Queensland).

Principais produtores na Umbria: Adanti, Alzatura, Antonelli, Arnaldo Caprai, Colpetrone, Di Filippo, Fattoria Colleallodole Milziade Antano, Madonna Alta, Paolo Bea, Perticaia, Rocca di Fabri, Romanelli, Scacciadiavoli, Spoleoducale, Tabarrini, Tenuta Bellafonte e Villa Mongalli.

Bibliografia:
– Atlante del Vino Italiano – Vittorio Manganelli & Alessandro Avataneo – Libreria Geografica
– Enciclopédia do Vinho – Vinhos, Vinhedos e Vinícolas – Hugh Johnson – Ed. Senac
– Vinhos do Mundo Todo – Guia Ilustrado Zahar – Ed. Zahar
– Wine Grapes – Jancis Robinson, Julia Harding & José Vouillamoz – Ed. Ecco Press

One thought on “Conheça a Sagrantino, uma das uvas mais tânicas do mundo!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *