Jabuticaba é a estrela da OPnº5, linha de cervejas experimentais

Ao redor da fábrica da Cervejaria Ouropretana, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, há várias jabuticabeiras. A fruta, que é a cara do Brasil, merece até um festival no distrito, nos meses de novembro, para celebrar a temporada. E é com as jabuticabas do quintal que a Cervejaria Ouropretana produz seu mais novo lançamento: a OPnº5 – Saison Jabuticaba, pertencente à Linha OP de Cervejas Experimentais.

A OPnº5 – Saison Jabuticaba é fermentada por seis meses em barris de madeira (Jequitibá Rosa e Carvalho Europeu), blendada e refermentada por mais três meses com jabuticabas colhidas na própria Cervejaria Ouropretana, em outubro de 2019. Foi envasada em maio de 2020, caracterizando uma cerveja de guarda. No final, o perfil sensorial traz o aroma complexo da acidez da jabuticaba e brettanomyces. No paladar, sabores frutados e condimentados, que complementam um final ácido e seco.

O cervejeiro Leonardo Tropia chama a atenção para o perfil das cervejas da Linha OP, que possuem edição limitada, com destaque para a OPnº5 – Saison Jabuticaba. “A inovação dessa nova série da Linha OP vem da adição de frutas aqui da própria fábrica. O tempo de refermentação e o envase prolongados apuraram os aromas e sabores da jabuticaba na garrafa, finalizando em um produto com características ácidas, mas elegantes, pela adição do perfil da fruta, com seu dulçor e taninos”, explica.

A OPnº5 – Saison Jabuticaba, envasada em garrafas de 750ml, é segunda da Linha OP de Cervejas Experimentais com adição de frutas. A OPnº4 – Saison, lançada em 2020, tem adição de maracujá e manga.

A principal característica da Linha OP de Cervejas Experimentais é a fermentação mista. Diversos tipos de micro-organismos interagem para esta etapa do processo produtivo, fazendo com que a linha tenha sabores únicos. Além disso, a Linha OP de Cervejas Experimentais da Cervejaria Ouropretana é fermentada em barris de madeira Jequitibá Rosa e Carvalho Europeu.

Essa forma especial e experimental de produzir nasceu de uma inquietação dos cervejeiros Leonardo Tropia e João Gusmão. Eles começaram a se questionar sobre a fermentação das cervejas e sobre o uso de barris de madeira. “A ideia foi se desenvolvendo, com grande inspiração na tradição belga, mas do nosso jeito”, explica João. Com a fermentação mista e o uso dos barris de madeira, o perfil sensorial da Linha OP de Cervejas Experimentais vai variar de lote em lote. João Gusmão assegura que o perfil também vai evoluir com o tempo.

A preocupação da Cervejaria Ouropretana com a Linha OP de Cervejas Experimentais reflete a busca por experiências que não são cotidianas, mesmo para os mais dedicados amantes das cervejas artesanais. Leonardo Tropia conta que o objetivo é seguir com as experimentações, ampliando os sabores da Linha OP de Cervejas Experimentais. João Gusmão ressalta que as receitas já estão sendo executadas, para mais lançamentos em breve. A Linha OP de Cervejas Experimentais conta, ainda, com três cervejas: OPnº1 – Sour Saison, OPnº2 – Brett Saison, OPnº3 – Brett Saison, OPnº4 –Saison Maracujá e Manga. Todas são produções limitadas. O Cervejas e Vinhos realizou um degustação das quatro anteriores, você pode conferir clicando neste link.

João Gusmão começou a fazer cerveja em casa em 2012. Foi a partir dessa experiência que se aproximou de um grupo de amigos que se encontrava para beber, produzir e conversar sobre cerveja. Leonardo Tropia faz parte desse grupo, criando cervejas desde 2011. João começou a trabalhar com cervejarias em 2017, na Viela, em Belo Horizonte. Também teve experiências em outros locais e realizou trabalhos em consultorias para outras cervejarias em BH. Atualmente, está de volta à Cervejaria Viela. Leonardo Tropia continua sendo o cervejeiro responsável pelas receitas de sucesso da Ouropretana. Em 2018, os dois iniciaram as conversas que deram origem à Linha OP de Cervejas Experimentais da Cervejaria Ouropretana, atualmente com cinco cerveja produzidas, em edição limitada.

A Cervejaria Ouropretana nasceu em 2011, na cidade de Ouro Preto/MG, com o objetivo de propiciar experiências gastronômicas que possibilitem ao consumidor vivenciar o momento de ascensão da cerveja no Brasil. Os produtos artesanais da Cervejaria Ouropretana são resultado de um comprometimento com a qualidade da cerveja, independente de tempo e de custos com matéria-prima.

A Cervejaria Ouropretana produz dez estilos de cervejas em sua linha fixa, em garrafa e em chopp: Pilsen, Pale Ale, Trigo, Amburana Brown Porter, Ginger IPA, Café Lager, IPA Maracujá, Cafetelier Imperial Stout, Amber Lager e Witbier. A Linha OP de Cervejas Especiais tem três estilos lançados, em edição limitada: OPnº1 – Sour Saison; OPnº2 – Brett Saison; OPnº3 – Brett Saison a OPnº4 – Saison Maracujá e Manga, e, agora, a OPnº5 – Saison Jabuticaba. As receitas sazonais são produzidas sem adição de produtos químicos e têm edição limitada.

Cervejaria Ouropretana
Facebook: facebook.com/ouropretana
Instagram: instagram.com/cervejariaouropretana
Site: www.ouropretana.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *