Resenha de livro: O Perfume de Chianti, de Piero Antinori (Ed. Rocco)

Inaugurando uma nova seção no site, de resenhas de livros, hoje vamos falar um pouco sobre “O Perfume de Chianti – História de uma Família” (Il profumo del Chianti – Storia di una famiglia de vinattieri), de Piero Antinori, lançado no Brasil pela Editora Rocco.

Piero Antinori é o comandante da firma que leva o seu sobrenome, uma das grandes potências do mundo dos vinhos. Ele é o responsável pela revolução dos Supertoscanos, quando, nos anos 70, lançou vinhos como Solaia e Tignanello, desafiando o “status quo” da época na Itália, que proibia o uso de castas estrangeiras e pouco utilizava técnicas modernas na elaboração de vinhos.

A família Antinori já produzia vinho há seis séculos, e Piero possui três filhas, Albiera, Allegra e Alessia, que ocupam cargos importantes na firma. De modo que o futuro da vinícola está em boas mãos. Neste livro auto-biográfico, Piero conta sua história como vinhateiro, o passado glorioso de sua família, fala de seus principais vinhos e de seus principais projetos.

Dividido em sete capítulos, cada um recebe o nome de um grande vinho Antinori. Pela ordem, Montenisa Brut Rosé, Villa Antinori, Solaia, Tignanello, Cervaro della Sala, Antica Napa Valley e Mezzo Braccio Monteloro. Como vocês podem notar pelo “Antica Napa Valley”, eles também possuem vinhedos em outros países, sendo o capítulo sobre os EUA um dos mais interessantes do livro, com a curiosa história da senhora que queria vender suas terras, mas não permitia a produção de vinho ali, por questões religiosas.

Outra história inusitada que Antinori conta envolve um sujeito com o qual ele trabalhou no Canadá, que entendia muito de vinhos, e só depois ficou sabendo que o mesmo era um agente secreto da KGB! Há, portanto, em meio a muitas informações históricas e detalhes sobre a origem de seus vinhos, espaço para alguns momentos divertidos e curiosos.

Um livro fundamental para entender melhor a Toscana, o Chianti Clássico e os Supertoscanos, além de se inteirar sobre o passado, o presente e o futuro da empresa Marchesi Antinori.

Links para comprar o livro:

https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/biografias/o-perfume-do-chianti-30372261

https://www.amazon.com.br/Perfume-Chianti-História-Uma-Família/dp/8532527434

Obs.: Na Amazon também há a disponibilidade de adquirir o livro em formato digital (eBook).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *