Degustamos seis vinhos argentinos da Terroir Importadora

Um pouco antes do início da pandemia no Brasil, Cervejas e Vinhos teve a oportunidade de participar de uma degustação com seis vinhos de duas vinícolas argentinas (Goyenechea e Scotti Wines), importadas no Brasil com exclusividade pela Terroir Importadora. O evento ocorreu na Santa Adega, e contou com apresentação de Mario Raul Leonardi (Missão Sommelier).

O primeiro vinho da noite foi o Goye Sauvignon Blanc 2019. Apresentou grande frescor, sem o aroma herbáceo chato que costuma impregnar muitos vinhos dessa casta, tendo predominância de abacaxi no nariz. Leve untuosidade em boca e boa acidez. Ótimo! Pertence a linha Goye, da Goyenechea, bodega de Mendoza.

O segundo vinho foi o Scotti Wines Grandelirio Malbec 2012. Trouxe frutas vermelhas frescas, floral (violeta), com madeira perceptível e acidez média. Não é um Malbec encorpado. Achamos bom. A vinícola se localiza em Mendoza.

Partindo para a linha superior da Scotti Wines, intitulada Ül, o terceiro vinho foi o Scotti Wines Ül Malbec 2016. Bem mais complexo e estruturado que o vinho anterior, com aromas de fruta vermelhada madura, chocolate e menta. Saboroso e com frescor. Excelente!

Depois foi a vez do Scotti Wines Ül Cabernet Franc 2018. Em nossa opinião foi o vinho mais redondo da noite, fino e equilibrado. Notas de ervas, flores e frutas vermelhas e negras. 14,8% de álcool não perceptível. Grande vinho!

O quinto vinho pertence a linha premium da Goyenechea, o Centenario Cabernet Sauvignon 2017. No nariz frutas negras, especiarias, um leve apimentado e um certo ‘fresh’. Elegante!

Quando pensávamos que a degustação já havia acabado, um vinho bônus surgiu: Scotti Wines Grandelirio Rosé 2019, um corte inusitado de Pinot Gris, Cabernet Franc e Sauvignon Blanc! Rosé surpreendente, com bela acidez e mesclando características de uvas brancas e tintas.

A qualidade geral dos vinhos foi de boa pra cima, todos muito corretos e bem feitos. Percebe-se claramente o cuidado da importadora em escolher vinícolas de alta gama. Por enquanto o foco é na Argentina, sendo que além das duas vinícolas apresentadas, eles também trabalham com a Familia Aicardi.

Terroir Importadora
Instagram: https://www.instagram.com/terroirimportadora/
Facebook: https://www.facebook.com/terroirimportadora/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *