Cervejas e Vinhos participa de degustação do Jean Bouchard

No dia 4 de fevereiro de 2020 Cervejas e Vinhos participou de uma degustação de 6 rótulos do grande produtor da Borgonha Jean Bouchard, ocorrido no Supermercado Angeloni de Florianópolis.

Christian Ciamos, Diretor Comercial da vinícola, foi o responsável pela apresentação e deu uma verdadeira aula sobre a Borgonha, discorrendo sobre os diferentes climats, hierarquia (Regional, Village, Premier Cru, Grand Cru), castas, etc., além da história do Jean Bouchard.

Dos seis vinhos conferidos, tivemos três brancos:

  • Chablis 2018
  • Chablis Premier Cru Les Vaucopins 2017
  • Pouilly-Fuissé 2017

E três tintos:

  • Gamay 2015
  • Pinot Noir 2017
  • Gevrey-Chambertin 2016

Entre os dois Chablis, foi interessante comparar as diferenças, sendo o primeiro mais cítrico e fresco, sem madeira, enquanto o segundo possuía fruta madura e ‘mineralidade’, tendo passagem por madeira, sur lie de 14 meses e consequentemente mais corpo. Já o Pouilly-Fuissé era mais ácido que os Chablis e mais frutado também, resultando num vinho reto. Sem dúvida a dupla de Chablis agradou mais.

Em relação aos tintos, foi curioso experimentar um 100% Gamay que não era um Beaujolais. Trata-se de um vinho simples, com bastante cereja e baixa acidez, mas que cumpre bem o papel de vinho de entrada. Já o Pinot Noir possuía mais acidez e tanino, além de um aroma mais amplo de frutas vermelhas. O grand finale ficou por conta de um majestoso Gevrey-Chambertin, com aromas de amora, cereja e couro. Um Pinot Noir potente, amadeirado, de grande presença. Tem tudo para figurar no nosso Top 10 de 2020.

Christian Ciamos, Diretor Comercial da Jean Bouchard, e Heráclito Maia, co-autor do site Cervejas e Vinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *