Visita a De Vinis Illustribus e um Châteauneuf du Pape 1979

Em maio de 2019 Cervejas e Vinhos esteve em Paris, e um de nossos objetivos na cidade luz foi visitar lojas especializadas em vinhos. A que mais chamou nossa atenção foi a incrível De Vinis Illustribus, localizada no charmoso Quartier Latin. Criada em 1994 por Lionel Michelin, o local abriga uma adega subterrânea com uma coleção fantástica de vinhos, de 1918 em diante. A maioria dos exemplares são franceses, mas também é possível encontrar raridades dos EUA, Portugal, Espanha, Croácia e Hungria.

Escolher algo foi difícil, tamanha a diversidade, mas acabamos selecionando um Châteauneuf du Pape safra 1979! Michelin nos levou até a adega, e retirou o vinho de uma caixa, onde dividia espaço com Bordeauxs, Sauternes, Barsacs e Borgonhas. Através de uma luz, nos mostrou a cor do vinho e garantiu sua sanidade. Também nos aconselhou a deixar a garrafa em pé por 2 dias antes de abrí-la, para que os sedimentos se depositassem no fundo.

No dia de abrir, aquele frio na barriga… Será que o vinho ainda estaria bom mesmo? Sequer estávamos armados de um saca-rolha em forma de pinça para retirar a rolha com cuidado. Abrimos com um saca-rolha convencional e a rolha estava querendo se esfarelar. Mesmo assim conseguimos retirá-la em dois pedaços, sem sujar o líquido. Ao sentir os aromas, a primeira alegria. Não possuía odor de vinagre típico dos vinhos que já passaram do ponto, ao contrário. Ainda era possível sentir frutas vermelhas (em compota), balsâmico (madeira) e um delicioso chocolate. Em boca tais características se repetiram, revelando ainda uma acidez pulsante, nos encantando por completo. Uma experiência incrível abrir uma garrafa com 4 décadas de vida, e a mesma ainda esbanjar saúde e vitalidade! Será difícil desbancar este vinho em nosso top 10 de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *