Degustação “Grand Tour pela Europa” na Grand Cru Florianópolis

No dia 7 de abril de 2018 Cervejas e Vinhos esteve presente na Grand Cru Florianópolis conferindo o evento gratuito “Grand Tour pela Europa”. Dezesseis vinhos foram disponibilizados, incluindo espumantes, rosés, brancos e tintos, de quatro países (Itália, Espanha, Portugal e França).

Selecionamos alguns destaques:

Terra Serena Gran Cuvée Brut
Em se tratando de espumantes, a região do Vêneto, na Itália, é mais conhecida pelo famoso Prosecco. Aqui temos um vinho que não é da DOCG Prosecco, mas que conta com a presença da uva Glera, principal cepa do Prosecco, complementado por Trebbiano e Verduzzo. Com aromas de pêssego e damasco, este espumante nos entrega uma acidez gostosa e um frutado concentrado, sendo elegante e harmônico.

Bodegas Pablo Algairen Selection Sommelier Macabeo 2015
Vinho proveniente de Cariñena, município na província de Saragoça, comunidade autónoma de Aragón, no norte da Espanha. Aqui temos um exemplar 100% Macabeo, também conhecida como Viúra, uma das principais uvas dos espumantes Cava. Frutas brancas (pêra e maçã) e amarelas (maracujá), se revelam no nariz e em boca, com leve toque cítrico e acidez viva.

Churchill Graham Meio Queijo Douro 2015
A vinícola Churchill Graham, do Douro, em Portugal, é super conhecida entre os apreciadores de vinho do Porto. Em sua linha de entrada, Meio Queijo, há um tinto e um branco. Apreciamos o branco, corte de Rabigato, Viosinho e Arinto. No olfativo e no gustativo as notas se repetem: kiwi, casca de laranja e hortelã!

Patrick Clerget Coteaux Bourguignons AOP 2014
Quando vimos um Borgonha disponível crescemos os olhos. A princípio pensamos se tratar de um 100% Pinot Noir, mas depois descobrimos se tratar de um corte com Gamay, a uva do conhecido Beaujolais. Trata-se de um rótulo de entrada da vinícola Patrick Clerget, com aroma adocicado e mineral. Em boca, frutas frescas, especiarias e uma leve pimenta.

Delas Frères Cotes du Ventoux 2015
Cotes du Ventoux é uma região localizada no sul do Vale do Rhône, na França. Enquanto o norte do Rhône é especializado em Syrah, o sul tem a Grenache como sua principal casta tinta. Aqui temos um corte 80% Grenache e 20% Syrah, trazendo em seu aroma frutas vermelhas frescas, como morango e amora. Taninos delicados e bom frescor.

Bodegas Pablo Menguante Garnacha 2016
Da mesma vinícola do Macabeo, que destacamos mais acima, aqui temos um varietal de Garnacha (também conhecida como Grenache, supra-citada). Em nossa opinião foi o melhor tinto da “Grand Tour pela Europa”. Muito saboroso, com notas de morango, ameixa, cereja e framboesa. Final longo e persistente.

O evento foi um sucesso, com visitação das 11h às 17h, atraindo muito clientes, promovendo encontros, trocas de idéias e vendendo caixas e caixas de vinhos. Todos os rótulos possuíam preços amigáveis e boa qualidade. Ótima iniciativa da Grand Cru Florianópolis, e esperamos que eventos assim virem tendência nas lojas de vinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *