Degustação de vinhos da Herdade Vinícola Müller-Dr. Becker na ABS-SC

No dia 22 de março de 2018, Cervejas e Vinhos esteve presente na ABS-SC conferindo a degustação da Herdade Vinícola Müller-Dr. Becker, propriedade de Dalsheim, vila localizada na região de Rheinhessen, na Alemanha.

Inicialmente seriam cinco vinhos degustados, mas por conta de um problema com a transportadora, chegaram apenas três rótulos. A ABS-SC prometeu realizar novo evento num futuro próximo para compensar o ocorrido.

O proprietário Jochen Becker, da 12º geração da vinícola, cuja posse familiar data de 1625, veio pessoalmente para apresentar seus vinhos. Detalhe que a Müller-Dr. Becker não conta com importadora no Brasil, nem vende seus vinhos para nenhum outro país além da Alemanha.

Os três vinhos degustados foram brancos, todos definidos como “Trocken”, ou seja, secos. Porém é importante ressaltar que a legislação germânica é diferente da brasileira em relação a quantidade de gramas de açúcar por litro. Em nosso mercado, os três exemplares seriam considerados demi-sec. Mas agora vem a parte mais interessante: devido a acidez e ao frescor, o açúcar residual era pouco perceptível nos vinhos.

O primeiro vinho apresentado foi o Vivante Secco Trocken 2017. Trata-se de um frisante sutil e frutado, contendo três castas em sua composição (40% de Müller-Thurgau, 30% de Silvaner e 30% de Riesling). Um vinho que combina muito bem com o calor brasileiro, ótimo para ser degustado na praia ou na piscina.

Em seguida tivemos o Dalsheimer Weisser Burgunder Trocken 2017. O nome “Weisser Burgunder” é como a uva de origem francesa Pinot Blanc é conhecida na Alemanha. Novamente um vinho sutil, com baixo teor alcóolico (11%), trazendo características típicas da casta, com notas de maçã, pêra e marmelo.

Por fim provamos um interessante corte (65% Riesling e 35% Chardonnay) intitulado Riesling und Chardonnay Trocken 2017. Buquê de nozes, amêndoas, manteiga e aromas frutados de pêra, abacaxi e frutas cítricas. Mais do que aprovado!

Esperamos que ocorra um segundo evento em breve para que possamos degustar mais vinhos da Herdade Vinícola Müller-Dr. Becker, que conta com 30 rótulos em seu portfólio, incluindo varietais de Riesling, Gewürztraminer, Chardonnay, Spätburgunder (Pinot Noir) e da pouco conhecida Saint Laurent, uma parente da Pinot Noir mais cultivada na Áustria e na República Tcheca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *