Saiba mais sobre o Screaming Eagle, um cult wine da Califórnia

A região do Vale do Napa, na Califórnia, é celeiro de alguns dos vinhos mais conceituados dos EUA e do mundo, tais como Caymus, Chateau Montelena, Diamond Creek, Heitz, Opus One, Silver Oak, Stag’s Leap e muitos outros. Mas hoje vamos falar um pouco sobre o Screaming Eagle, o único vinho norte-americano que consta na lista dos 20 vinhos mais caros do mundo.

A propriedade Screaming Eagle foi adquirida por Jean Phillips em 1986. Ele substituiu as plantações locais (a maioria de uvas brancas) por Cabernet Sauvignon, e lançou seu primeiro vinho da safra 1992 em 1996, numa produção limitada em apenas 225 caixas.

O que tornou o Screaming Eagle altamente procurado foi o fato do famoso crítico Robert Parker ter dado 100 pontos ao vinho. O renomado Hugh Johnson é outro que derrama elogios: “um vinho denso e doce de sabor e aroma persistentes; é encorpado e tem toque amadeirado, mas, ao contrário de outros cultuados Cabernets de Napa, revela pureza e finura exponenciais”.

O vinho é envelhecido em barricas de carvalho francês 65% novas por 18 a 20 meses e engarrafado sem filtrar. O corpo é denso e com taninos bem integrados. O potencial de guarda é de 20 a 30 anos.

Em 2006 Phillips vendeu a vinícola para a dupla de empresários Charles Banks e Stanley Kroenke por um valor exorbitante (algo entre US$ 10 a 30 milhões!). Especulou-se que os novos proprietários poderiam expandir a produção, mas eles mantiveram os 24 hectares e a produção continuou baixa, com cerca de 500 caixas por ano.

Há uma lista de reservas para clientes, mas são nos leilões que o Screaming Eagle alcança os preços mais altos. Em 2005, por exemplo, a casa de leilões Hart Davis Hart, em Chicago, vendeu uma coleção vertical de 30 garrafas por US$ 41 mil.

Detalhe que a vinícola não recebe visitas, e não se permite fotos da vinícola nem dos vinhedos!

Site: https://www.screamingeagle.com/

Bibliografia:
– 1001 Vinhos Para Beber Antes de Morrer – Neil Beckett – Ed. Sextante
– Enciclopédia do Vinho – Hugh Johnson – Ed. SENAC
– Os Segredos do Vinho – Para Iniciantes e Iniciados – José Osvaldo Albano do Amarante – Mescla Editorial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *