Saiba mais sobre a AOC Condrieu, no norte do Ródano, França

© Photothèque Inter Rhône – https://www.vin-condrieu.fr/

Condrieu é uma AOC (Denominação de Origem Controlada) localizada no norte do Ródano, na França, que produz apenas vinhos brancos, a partir da uva Viognier.

Os melhores vinhos procedem de vinhas velhas, de baixo rendimento, implantadas em terraços íngremes, com boa exposição solar.

Dentro de Condrieu existe uma propriedade que possui a sua própria D.O., Château-Grillet. Ela pertence a uma só família desde 1825, e possui um único vinhedo de 4 hectares. Os vinhos das melhores safras podem se desenvolver de maneira extraordinária com o tempo, e estão entre os mais caros da região.

A casta Viognier dá origem a vinhos encorpados, com aromas perfumados de árvore em flor, flores de pêssego e damascos. Em boca, predominam os sabores de frutas de caroço. Os vinhos tendem a ter acidez baixa e nível alto de álcool, isto porque as uvas só desenvolvem os seus aromas característicos muito tarde, quando já atingiram um nível muito alto de maturação de açúcar.

Na adega, é preciso cuidado para que o vinho não desenvolva um caráter oleoso em demasia, que pode dominar os aromas varietais. A madeira nova é cada vez mais usada, mas também deve ser utilizada com parcimônia, para não se sobrepor aos aromas da uva.

Vinhos doces também são produzidos, em geral com Botrytis, de colheita tardia.

Bibliografia:
– 1001 Vinhos Para Beber Antes de Morrer – Neil Beckett – Ed. Sextante
– Compreendendo o Vinho: Explicando o Estilo e a Qualidade – Livro de apoio da Qualificação de Nível 3 em vinhos WSET (Wine & Spirit Education Trust)
– Vinhos Franceses – Robert Joseph – Ed. Zahar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *