Cervejas e Vinhos participa do Wine Festival Casa & Design

No dia 5 de outubro de 2019 aconteceu em Florianópolis mais uma edição do Wine Festival Casa & Design, que reuniu, entre importadoras, lojas e vinícolas, 20 stands de expositores e mais de 100 rótulos de vinhos. Cervejas e Vinhos esteve por lá e traz agora os seus destaques.
.
Nossa tour começou pelos vinhos brancos, e o primeiro exemplar foi justamente o melhor branco do dia! O Cão Perdigueiro Chardonnay 2018, oriundo de Farroupilha – RS, é uma produção limitada, artesanal, de excelente qualidade. A presença de madeira era bem sutil, dando um leve toque tostado no final de boca. Um vinho muito harmônico. A vinícola também produz Trebbiano e vinho laranja de Peverella, que ficamos curiosos para experimentar. A Cão Perdigueiro estava sendo representada no Wine Festival no stand do Terroir Catarina, que distribui em Florianópolis diversos rótulos de vinícolas de SC e RS.
.
Outro destaque entre os brancos foi o Gerard Bertrand Cote des Roses 2017, corte de Grenache branca, Vermentino e Viognier. Trazia uma certa oleosidade em boca que nos remeteu aos grandes Viognier do Rhône. Gerard Bertrand é um produtor do Languedoc-Roussillon, e dele provamos também o tinto Tautavel Grand Terroir, um Côtes du Roussillon Villages feito a base de Syrah, Grenache e Carignan, bem satisfatório e característico da região.
.
Na visita ao stand da Dolomiti, importadora com sede em Blumenau – SC, encontramos o italiano Cantine Atesine Müller Thurgau 2018. Não é todo dia que temos a oportunidade de provar um vinho do Trentino-Alto Ádige, ainda mais de Müller Thurgau, uva de origem suíça mais popular na Alemanha. Belo vinho, elegante e sem arestas, mais do que aprovado.
.
Menção honrosa para o Leone di Venezia Rialto 2018, corte de Grechetto, Vermentino, Verdello e Gewurztraminer. A vinícola Leone di Venezia, em São Joaquim – SC, é especializada em castas italianas, e nosso vinho preferido deles é o tinto Montepulciano. Mas este interessante branco nos agradou bastante no Wine Festival, apresentando um frutado intenso e boa estrutura.
.
Ainda degustamos mais 8 brancos e 2 espumantes, até entrarmos nos tintos, onde 5 rótulos foram conferidos. Tivemos um “bomb fruit” de Mendoza, Argentina, blend de Malbec, Cabernet Sauvignon e Ancellota; um Carignan de Vinhas Velhas do Languedoc; um delicado Pinot Noir de Campos de Cima da Serra – RS; e um amadeirado Tempranillo de São Borja – RS; todos bons, mas destaque mesmo foi o Tenute Poggiocaro Brunello di Montalcino DOCG 2014. O clássico da Toscana estava disponível no stand da Dolomiti e depois dele nem quisemos experimentar mais nada. Um vinhaço para fechar o dia com chave de ouro!
.
Resumo da ópera: Gostamos bastante do evento. Foi bem organizado, com cada pessoa recebendo sua taça na entrada e podendo degustar vinhos a vontade das 14h às 18h (o tempo passou voando!), em stands espalhados em diversas lojas do Shopping Casa & Design. Uma excelente oportunidade para conhecer rótulos de diversos países, encontrar / fazer amigos, e ter a chance de trocar ideias com produtores e importadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *