Resenha 6-pack Croma Beer Co. + bônus Yellow Strike BA

Uma das mais prolificas micro cervejarias do Brasil, a paulista Croma entrega mensalmente inúmeros lançamentos. Entre eles existe disponível para aquisição a cada dois meses seus 6-pack refrigerados, com criações frescas sempre com estilos diversificados. Iremos iniciar aqui a degustação de sete rótulos, sendo um deles fora do 6-pack, uma cerveja em garrafa, estilo sour que passou tempo de maturação em barril. Segue abaixo nosso relato:

Juice Factory (Mangow) – Fruited Berliner Weisse (4.1% ABV / No IBU)
O primeiro rótulo a ser degustado foi a Juice Factory (Mangow). Uma Fruited Berliner Weisse com teor alcoólico de 4.1% ABV, onde recebeu a adição de Manga e Maracujá. Da lata ao copo, a cor já chama atenção, um alaranjado totalmente turvo, espesso, com zero formação de espuma. Aromas vivos e dominantes de manga, maracujá e leve acidez láctea. Corpo médio, cremoso, com baixa carbonatação. Seus sabores são puramente de manga e maracujá, sua acidez e azedume foi leve, e compõe bem e traz equilíbrio ao conjunto. Difícil definir como cerveja, é um verdadeiro smoothie alcoólico, que traz muita fruta! Final com alto dulçor e retrogosto frutado prolongado. Fácil e gostoso de beber! Clique no link para conferir a Ficha detalhada e segue o registro no Untappd.

Melon King 3 – New England IPA (7% ABV / No IBU)
A segunda cerveja das sete que fazem parte desta série foi a Melon King 3. Uma New England IPA de teor alcoólico de 7% ABV, que tem como particularidade a adição de melão cantaloupe. Da lata para taça e apresentou uma coloração amarelo clara, notas palha, turva, com espuma de baixa formação e pouca estabilidade. Aromas bem presentes de melão, abacaxi branco, aveia, maracujá doce, notas herbáceas e de levedura. Corpo médio, macio, leve acidez, média baixa carbonatação. Sabores dominante do melão cantaloupe, abacaxi, aveia, leve dulçor residual, e de amargor limpo e equilibrado. Final foi seco, com retrogosto frutado do melão. Uma cerveja gostosa que entrega a proposta, sendo que achamos a Melon King 2 superior. Clique no link para conferir a Ficha detalhada e segue o registro no Untappd.

Citrox Max – New England IPA (8.2% ABV / No IBU)
A terceira cerveja foi a Citrox Max, uma New England IPA com teor alcoólico de 8.2% ABV, onde sua principal característica é o single hop do lúpulo Citra. Este que foi utilizado em várias formas, sendo pellets da safra 2020 + Citra Lupomax + Citra Aromahop (Incognito) e ainda recebeu um duplo dry hopping. Da lata para a taça e apresentou uma coloração amarelo claro, extremamente juicy e lindamente turva, com espuma de baixa formação e estabilidade. Aromas de toranja, lima, abacaxi, pera, pêssego, muitas notas cítricas, dank presente e leve dulçor. Corpo médio alto, macio e aveludado, carbonatação médio baixa. Sabores provenientes do lúpulo muito presente, notas cítricas diversas, dank, toranja e amargor resinoso. Final seco com retrogosto amargo limpo e picante. Boa experiência para aguçar os sentidos e notar o potencial das novas formas e técnicas de lupulagem. Clique no link para conferir a Ficha detalhada e segue o registro no Untappd.

Pixedelic – Double New England IPA (8% ABV / No IBU)
A quarta cerveja das sete que fizeram parte desta séria foi a Pixedelic, uma Double New England IPA com teor alcoólico de 8% ABV, teve duplo dry hopping (DDH) dos lúpulos Nelson Sauvin, Motueka, Mosaic e Citra Lupomax. Serviço realizado apresentou coloração amarelo indo para o escuro, bem turva, espuma de baixa formação e estabilidade. Muito perfumada, trouxe notas cítricas passando por maracujá, toranja, limão, leve uva verde e dank. Corpo médio alto, muito aveludada, carbonatação médio baixa. Sabores presentes de maracujá, manga, limão, açúcar de confeiteiro, amargor picante condimentado. Final semisseco, com retrogosto amargo decrescente. Saborosa e muito juicy, não é pesada e possui boa drinkability. Clique no link para conferir a Ficha detalhada e segue o registro no Untappd.

Yellow Strike BA – Sour / Other (4.5% ABV / No IBU)
A cerveja de número cinco das setes que compõe a série de degustação do 6-pack refrigerado da micro cervejaria Croma, foi um bônus. A Yellow Strike BA é uma Sour, com teor alcoólico de 4.4% ABV e foi envelhecida por 12 meses em barricas, com adição de manga e nectarina, depois refermentada na garrafa. Da garrafa para taça e trouxe uma coloração amarelo palha, levemente turva, baixa formação de espuma e estabilidade como é esperado do estilo. Aromas de manga, nêspera (ameixa), nectarina, mel, madeira, baunilha e leve butílico. Corpo médio, acidez na medida e baixa carbonatação. Sabores que passaram por manga, nectarina, nêspera, madeira, baunilha, acidez equilibrada entre láctea e acética. Final seco, retrogosto frutado ácido. Bom trabalho com essa sour barrel aged, só faltou um pouco de rusticidade! Clique no link para conferir a Ficha detalhada e segue o registro no Untappd.

Interstate – Russian Imperial Stout (12% ABV / No IBU)
Estamos chegando ao final da saga de degustação do 6-pack refrigerado da micro cervejaria Croma, a sexta de sete cervejas foi a Interstate, uma Russian Imperial Stout com teor alcoólico de 12% ABV e adição de canela e coco. Sempre fico com um pé atrás quando vejo cervejas com adição de canela, pois para perder a mão é dois palitos. Da lata para a taça e apresentou uma coloração negra, profunda, com espuma de baixa formação e estabilidade. Aromas bem equilibrados de coco queimado, canela, chocolate, caramelo, notas de tosta e torra. Corpo alto, licoroso, carbonatação médio baixa. Sabores que passaram por coco queimado, caramelo, chocolate, café, canela aparece ao final. Dulçor muito bem equilibrado com amargor de fundo, aspecto licoroso chama atenção com peso em boca, mas tudo é muito equilibrado e estruturado. Excelente, tem tudo para estar nas melhores de 2021! Clique no link para conferir a Ficha detalhada e segue o registro no Untappd.

Enemy Down – Imperial Stout (12% ABV / No IBU)
Chegamos ao final da saga de degustação do 6-pack refrigerado da micro cervejaria Croma, a sétima e última cerveja foi a Enemy Down, uma Imperial Stout com teor alcoólico de 12% ABV, que descansou em barril de Bourbon e teve adição de café Supreme. Da lata para a taça e trouxe uma coloração negra, opaca, óleo de motor, espuma de baixa formação e estabilidade. Aromas de café, expresso, café verde, torra e tosta. Corpo alto, licoroso, baixa carbonatação. Sabores de café bem presente, nuances de Bourbon, álcool se mostra presente no palato e após o gole. Licorosa em seu final, dulçor alto, retrogosto de café com certo peso. Faltou mais características da madeira e de uma imperial Stout no sabor. Mesmo assim, possui certo potencial. Clique no link para conferir a Ficha detalhada e segue o registro no Untappd.

Abaixo o ranking da degustação por Cervejas e Vinhos:
1 – Interstate
2 – Yellow Strike BA
3 – Citrox Max
4 – Juice Factory (Mangow)
5 – Enemy Down
6 – Pixedelic
7 – Melon King 3

Croma Beer Co.
Facebook: facebook.com/cromabeer
Instagram: instagram.com/cromabeer
Site: www.cromabeer.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *