Cervejas e Vinhos degusta série especial OP da Ouropretana

Vindo da famosa Ouro Preto / Minas Gerais, a Nano Cervejaria Ouropretana criou a linha OP de Cervejas Experimentais, onde a principal característica é a fermentação mista. Esta onde diversos tipos de micro-organismos interagem para cada etapa do processo produtivo, fazendo surgir sabores únicos. Toda linha OP de Cervejas Experimentais da Cervejaria Ouropretana é fermentada em barris de madeira Jequitibá Rosa e Carvalho Europeu. A preocupação da cervejaria com a linha OP é trazer experiências que não são cotidianas, mesmo para os mais dedicados amantes das cervejas artesanais. O objetivo é ampliar os sabores, hoje a linha conta com quatro rótulos que iremos deixar nossas impressões abaixo. Todas são produções limitadas.

OP N°1 – Saison / Farmhouse Ale (7.2% ABV / No IBU)
Formada a partir de blends de cervejas do estilo de idades diferentes (mais jovens e mais antigas), sua fermentação ocorreu em barris distintos. Com maturação média de 3 meses em barris (jequitibá rosa e carvalho europeu) e 8 meses em garrafa. Serviço realizado e apresentou uma coloração amarelo palha escuro, turva, com espuma de boa formação, cremosa e estável. No nariz trouxe aromas levemente rústicos, abacaxi, cereal, madeira, ésteres, floral e notas de jequitibá. Corpo médio, acido, leve tanino e ótima carbonatação. Em boca sabores de cereais, pêssego em calda, abacaxi, condimento e madeira. Final seco, agradável com retrogosto frutado e de levedura. Clique no link para conferir a Ficha detalhada e segue o registro no Untappd.

OP N°2 – Saison / Farmhouse Ale (7.2% ABV / No IBU)
Dando continuidade à degustação da linha OP de Cervejas Experimentais, chegamos a OP N°2. Formada a partir de blends de cervejas do estilo com foco em um perfil mais suave, de acidez restrita e proeminência marcante de Brettanomyces. Sua maturação foi em média de 3 meses em barris (jequitibá rosa e carvalho europeu) e 8 meses em garrafa. Serviço realizado, apresentou coloração amarelo escuro, turva, com espuma de baixa formação, mas de boa estabilidade. No nariz mais presença do trabalho das Brettanomyces, funky em primeiro plano com notas rústicas e selvagens, depois temos frutas como pêssego, abacaxi, frutas em calda e leve madeira. Corpo médio, macio e bem carbonatada. Sabores de malte, cereais, mel, rusticidade e madeira bem equilibradas, acidez leve e agradável. Final seco, retrogosto estruturado, trazendo fruta e levedura. Clique no link para conferir a Ficha detalhada e segue o registro no Untappd.

OP Nº3 Brett Saison – Saison / Farmhouse Ale (7.2% ABV / No IBU)
Dando continuidade à degustação da linha OP de Cervejas Experimentais chegamos a OP Nº3 Brett Saison. Envasada de apenas um único barril, diferente das anteriores que eram blends, maturou uma média de 6 meses em barris (jequitibá rosa e carvalho europeu) e 8 meses em garrafa. Serviço realizado, cerveja em taça e trouxe uma coloração amarelo ouro, turva, com espuma de grande formação e baixa estabilidade. No nariz uma pegada funky mais tímida, se sobressaiu aromas de lima, zest de laranja, frutas cristalizadas, panificação e algo de presunto defumado. Corpo médio, adocicado e boa carbonatação. Sabores de cereais, zest de limão, lima, mel, leve condimentado e amadeirado. Semisseca em seu final, retrogosto frutado puxando para lima. Clique no link para conferir a Ficha detalhada e segue o registro no Untappd.

OP N°4 – Saison / Farmhouse Ale (7.2% ABV / No IBU)
Chegamos ao final da degustação da linha OP de Cervejas Experimentais, a última e lançada recentemente foi a OP N°4. Fermentada por seis meses, primeiro em barris de madeira (jequitibá rosa e carvalho europeu), na sequência foi refermentada com polpas de manga e maracujá. Serviço realizado e apresentou uma coloração amarelo ouro, levemente turva, totalmente flat. Aromas primários de maracujá azedo, manga verde, zest de lima, leve fumaça e neutro para Brettanomyces. Corpo médio, adstringente, sem carbonatação. Sabores simples e sem estrutura, trazendo apenas maracujá e manga. Semisseca, dulçor residual e retrogosto azedo. Infelizmente a última deixou a desejar e fica longe em todos os parâmetros das anteriores. Clique no link para conferir a Ficha detalhada e segue o registro no Untappd.

Abaixo o ranking da degustação por Cervejas e Vinhos:
1 – OP N°2
2 – OP N°3
3 – OP N°1
4 – OP N°4

Cervejaria Ouropretana
Facebook: facebook.com/ouropretana
Instagram: instagram.com/cervejariaouropretana
Site: www.ouropretana.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *