Cervejas e Vinhos esteve presente na nona confraria AoQueijo

A confraria Ao Queijo foi idealizada e colocada em prática por Tiago Pascoal, esse mineiro que hoje reside em Florianópolis/SC se especializou em Queijos Artesanais de Origem, além de viajar pelo país procurando novidades, realiza a curadoria da confraria e afina queijos! Os encontros são realizados uma vez por mês, onde é apresentado o KIT que os confrades podem receber em casa ou já levar do encontro. Sempre animados e recheado de guloseimas, os locais variam a cada mês, assim apresentando a todos os bares e restaurantes da cidade.

O nono encontro ocorreu no Liffey Pub que fica na Pedra Branca, Palhoça/SC. Disponibilizando mais de 25 torneiras temos entre os rótulos produção própria e convidadas. Ambiente amplo e agradável, é perfeito para eventos e happy hour.

A curadoria do Pascoal sempre atende as expectativas e normalmente surpreende. Os queijos do mês foram acompanhados de melado trufado, melado com especiarias, pastinhas de queijo e pães artesanais da Sucre Artisan Bakery.

Das surpresas tivemos um teste do curador com um queijo do cerrado (MG), maturado com pó de café Carvoeira da Cervejaria Lohn e Jack Daniels Honney, estava simplesmente delicioso! Outro que chamou a atenção foi o Zenith, queijo de casca lavada produzido pelo Queijo Bello maturado com cinzas. Para finalizar ainda rolou um queijo do serro maturado com Smoked Ale da Cervejaria Redcor.

Agora vamos falar um pouco das cervejas que acompanharam esse perfeito final de tarde. O Liffey Brew Pub é conhecido por ser pioneiro nas cervejas ácidas do estilo Catharina Sour, sendo assim iniciamos com a Magali que ganhou esse nome por possuir adições de melancia e gengibre. Cerveja leve e refrescante, com acidez média que traz no aroma e sabor os adjuntos adicionados. Ainda na pegada ácida conferimos a cerveja Prince of Persia, uma Gose muito equilibrada, acidez e sal na medida sendo complementados por aromas e sabores de limão siciliano.

Premiada no Festival Brasileiro da Cerveja a Frank SinAPA é uma clássica American Pale Ale, corpo médio, aromas de lúpulo contrastando com base de maltes, sabor presente e equilibrado. Como não se pode beber tudo, e a curiosidade de conhecer e rever alguns rótulos era grande, pedimos uma régua de degustação para finalizar com apenas cervejas leves. Iniciamos com a Fortalezas Tripel Hop da Cervejaria Kairós, cerveja no estilo Belgian Tripel que a cada lote recebe uma lupulagem diferente em seu dryhop. Potente com seus 8.5% de teor alcoólico, possui corpo médio alto, traz características da levedura em segundo plano, tanto em aroma como no sabor. Pegada dos lúpulos com características cítricas, final seco e retrogosto amigável.

Querendo uma pegada de sobremesa, fomos rever a Cacau Wee da conhecida Bodebrown, uma delicosa Wee Heavy maturada com generosas adições de cacau brasileiro (pedaços da semente do cacau com tosta controlada). Levemente licorosa não percebemos seus 8% de ABV que ficam mascarados pela doçura equilibrada da base de maltes e cacau. Muito sabor e leve aquecimento no retrogosto, fácil de ser conquistado. Querendo bater com o pé na porta partimos para uma das primeiras cervejas que tomamos ao conhecer a casa, a Tennessee é uma poderosa doppelbock defumada, que foi maturada por longo período em barril de carvalho branco americano onde um dia foi utilizado pela destilaria Jack Daniels. Seu aroma remete diretamente ao bourbon com notas carameladas da base de malte, em boca é rica, camadas de sabores e álcool presente. Deve ser degustada vagarosamente. De saideira fomos tomar um cafezinho com a medalha de bronze do Festival Brasileiro da Cerveja 2018 e 2019, a Imperial Buff Porter da Sunset Brew. Cerveja no estilo Imperial Porter de coloração escura e turva, traz bastante potência com seus 9% de ABV. Rica em aromas torrados e café, no sabor notas de chocolate amargo, cacau e caramelo. Seu amargor mais elevado e corpo alto harmonizam toda composição.

Ao Queijo

Liffey Pub
Instagram: instagram.com/liffeypub

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *