Cervejas e Vinhos visita as instalações da Way Beer em Pinhais/PR

Em uma das viagens ao estado vizinho do Paraná, Cervejas e Vinhos esteve em Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR, onde visitou as instalações da Way Beer. Micro cervejaria com data de fundação de 2010, onde em novembro deste ano estreou oficialmente no Festival Brasileiro da Cerveja. Possuindo mais de 150 cervejas registradas, possui vários rótulos de linha e muitos outros sazonais, podemos citar alguns destaques como a Amburana Lager, Cream Porter, Avelã Porter, Die Fizzy Yellow IPA e a linha Sour me Not.

Não chegamos a marcar hora para visita, vimos o horário de funcionamento e batemos na porta, onde fomos muito bem atendidos. Realizamos uma tour bem simples pelo complexo, onde fica a fábrica com os equipamentos da parte quente, fermentadores, envazadoras de barris, adega de barris, administração, tap room e lojinha.

O tap room da fábrica tem 12 opções de cervejas com possibilidade de encher growlers, crowlers, beber alguns copos, beber algumas garrafas e iniciamos com duas réguas de degustação. Segue abaixo nossos destaques não em ordem de preferência:

– Double APA – American Pale Ale (8.8% ABV / 87 IBU)
Possuindo uma coloração âmbar e leve turbidez, os aromas cítricos se equilibram com a base de malte projetada, possuindo um corpo alto que traz sabores de cereais, pão e caramelo, na sequencia temos um amargor presente com notas cítricas, resinosas e gramíneas. Leve aquecimento alcoólico no retrogosto e pequena adstringência.

Tropical IPA – New England IPA (5% ABV / 55 IBU)
De coloração amarelo palha e levemente turva, explodia os aromas de frutas tropicais como manga, abacaxi e maracujá. De corpo leve e pouco aveludado as frutas se repetiam no sabor, residual baixo de cereais e aveia, trazia um final seco e saboroso.

Dry Hopped Berliner Weisse – Berliner Weisse (3.5% ABV / 4 IBU)
Elaborada com 46% de malte de trigo e 50% de malte de cevada, essa refrescante berliner weisse é leve e ácida como deve ser. Recebendo um dry hop de Amarillo e Mosaic traz notas cítricas e tropicais no aroma e sabor… gostamos tanto dessa cerveja que fomos obrigados a levar um crowler.

Die Fizzy Yellow IPA – American IPA (6.9% ABV / 65 IBU)
De coloração dourada clara e levemente translúcida essa IPA traz uma mescla de lúpulos americanos e australianos, assim temos toques resinosos, cítricos e tropicais, mas nada de muita potência. Seu corpo médio alto equilibra dulçor residual com um amargor decrescente.

Sou Feia, Mas Tô Na Moda #5 – New England IPA (7.8% ABV / 40 IBU)
Amarelo turvo e opaco como as New England IPA devem ser traz aromas frutados e leve resinoso, mas aqui sentimos um pouco de desiquilíbrio entre o corpo e sabor. Achamos que o álcool estava muito presente, além de um residual doce.

Brett IPA – American IPA (6.9% ABV / 65 IBU)
Já fomos conquistados pelo aroma, pois amamos bretta! De coloração dourada mais escura e espuma branca, os aromas cítricos aparecem ao fundo, onde as notas mais selvagens e animalescas se mostram presente. Em boca temos cereais, leve acidez, amargor e final seco! Um bom exemplar de Brett IPA.

Sour Barley Wine – Other Barleywine (9.5% ABV / 85 IBU)
Finalizamos com uma cerveja limitada e especial, haviam poucas garrafas, essas só eram vendidas para serem consumidas no local. Uma Barleywine que estagiou um ano em barrica de carvalho onde ganhou algumas características de Sour. De coloração marrom escura, trouxe limpidez e uma espuma que se formou bem, mas logo se dissipou. No aroma uma boa base de malte caramelo se misturava a notas acéticas e ácidas, essas que eram bem presentes também no sabor. De corpo alto mas com álcool domado, o dulçor equilibrou bem com a acidez e o amargor mais terroso e herbáceo. Uma ótima experiência!

Way Beer
Facebook: facebook.com/waybeer
Instagram: instagram.com/way_beer
Site: waybeer.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *