Cervejas e Vinhos esteve presente na quarta confraria AoQueijo

Cervejas e Vinhos compareceu no dia 03 de dezembro na quarta confraria AoQueijo, que ocorreu no Entreposto Bruxa. Tradicional reduto de boa cerveja no coração de Floripa. Fica na Rua Alves de Brito, 141 a 2 quadras do Beira Mar Shopping. Nesta confraria tivemos dois produtos especiais que trouxe um resgate e extrema expressão social em seu contexto. Os queijos do mês foram:

A Cabacinha, batizada assim em Minas Gerais pelo formato que recebe ao ser pendurada com barbante ao secar. Em outros locais também chamada de porongo. Um queijo de massa filada, como muçarela ou provolone. Tiago Dias Pascal (AoQueijo), comentou que em sua infância em Minas Gerais eles faziam desvios na viagem, pois sabiam em que estrada encontraria ela pendurada pra vender, mas foi sumindo aos poucos. Ainda hoje seu pai é capaz de indicar quem faz em algum canto distante mais ao norte. Em 2014 o IMA reconheceu o vale do Jequitinhonha como região tradicional produtora desse queijo. Trazendo novo fôlego e esperança pras as famílias que dela vivem. Que vem de Joaíma/MG, a cidade que fica a quase 800km ao norte de Belo Horizonte. Tanto chão trouxe uma recompensa deliciosa. Um queijo saboroso e cheio de histórias.

O queijo Azul de ovelha, Rouwstik. Essa surpresa agradabilíssima que veio coroar a confraria. Esse exemplar catarinense vem mudando a vida de toda uma família da cidade de Petrolândia/SC. Feito com leite cru de ovelha e com mofo azul, penicilium Roquefort. Um queijo exemplar, medalha de prata no IV Prêmio Queijo Brasil, suave e saboroso. A produção totalmente artesanal e familiar encanta com os resultados atuais e os projetos para o futuro. O resultado não poderia ser outro, elogios incessantes para um  queijo equilibrado e gostoso de comer.

Como sempre um bate-papo gostoso e divertido, novos e antigos confrades em um ambiente descontraído e acolhedor. Ronaldo Dutra, proprietário do Entreposto Bruxa estava no comando das torneiras onde dava dicas de harmonizações com suas criações cervejeiras. Destaque para Tropical Cupuaçu (Catharina Sour de Cupuaçu), Café Turco (Blond Ale com café turco e cardamomo) e a Born to Porter (English Porter), todas conseguiram conexão com os queijos.

 

Ao Queijo

 

Entreposto Bruxa do Bosque
Facebook: facebook.com/EntrepostoFLN
Instagram: instagram.com/entrepostofloripa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *