Conheça o vinho branco francês Muscadet, feito com a uva Melon

O que nos motivou a escrever sobre o Muscadet foi um equívoco ocorrido numa loja de vinhos. Compramos uma garrafa, e a pessoa que nos atendeu comentou que se tratava de um Moscato seco. Ledo engano. Devido ao nome semelhante, há quem confunda, mas vamos colocar os pingos nos is.

Muscadet é o nome de uma região no Vale do Loire, e consequentemente de seu vinho branco seco, feito com a uva Melon, também conhecida como Gamay Blanc, Latran, Melon de Bourgogne, Muscadet, Plant de Bourgogne e Petit Bourgogne. Trata-se de uma variedade antiga da Borgonha, hoje cultivada no Loire e nos EUA.

No interior de Muscadet, há uma importante subzona, Muscadet-Sèvre-et-Maine, que produz os melhores vinhos de toda a região. O nome se deve aos rios Sèvre e Maine, que cortam o distrito. Outras appellations, como Coteaux de la Loire e Côtes de Grandlieu, não possuem boa fama e seus vinhos são considerados Muscadets básicos.

Nos rótulos dos vinhos Muscadet-Sèvre-et-Maine sempre aparece o termo “Sur Lie”, que significa “sobre a borra”. Ou seja, o sumo fica em contato com as borras durante vários meses antes de ser engarrafado, o que confere mais sabor e estrutura ao vinho, além de uma leve efervescência.

As principais características dos Muscadets são leveza, frescor e acidez acentuada (que se torna mais discreta na medida em que o vinho envelhece). Um toque mineral também se faz presente. Para os apreciadores de uma boa harmonização, ostra é o acompanhante perfeito para um Muscadet, e vice-versa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *